P3290016

Joana Froes

Sou a Joana, nasci em Lisboa, em 1981,  e sou Mãe de um rapazinho de cabelos cor de fogo.

Dedico-me ao coaching feminino nas áreas de Sáude, Bem-Estar e Estilos de Vida Conscientes!

Sou apaixonada pelo planeta onde moro e pelo milagre da Vida! A minha curiosidade incessante leva-me a explorar áreas de saber e linguagens simbólicas que oferecem leituras muito ricas da realidade e da mente humana: Psicologia, Educação Emocional, Astrologia psicológica, Parentalidade Consciente, Ecologia, Nutrição Integrativa, Feng Shui.

Gosto de viver ao sabor do ritmo das estações, aprender com os ciclos naturais, e cada vez mais procuro levar um estilo de vida descomplicado, fluído e acima de tudo consciente.

O meu lema é “Age como se a máxima da tua acção fosse para ser transformada, através da tua vontade, em lei universal da Natureza.”

Nem sempre as nossas acções dariam boas leis universais e por isso me dedico agora a orientar mulheres que procuram mudar hábitos, criar rotinas saudáveis e transformar o seu estilo de vida num veículo de alegria e de realização do seu propósito.

Sou coach certificada em Programação Neurolinguística, Life Coaching e Integrative Nutrition Health Coaching.

O poder dos alimentos: da enfermidade à cura

Dizia Hipócrates, o Pai da Medicina, “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

Em 2009, vivi na pele a recomendação de Hipócrates, quando me deparei com casos recorrentes de candidíase, que nenhum fungicida conseguia controlar. Desesperada e motivada para recuperar o meu bem-estar cruzei-me com um livro que se intitulava qualquer coisa como “cure a candidíase de forma natural”.
Segui todos os conselhos do livro que, grosso modo, propunham matar os fungos à fome, cortando-lhe o abastecimento do alimento responsável: o açúcar.
Comprei uma máquina de sumos e iniciei o regime “anti-candida”: sumos verdes, zero hidratos de carbono refinados, zero doces, quase nenhuma fruta e refeições à base de proteína e vegetais.

Ao fim de um mês os sintomas começaram a atenuar, e em três meses recuperei por completo a minha flora intestinal, a candidíase desapareceu e a minha pele ganhou outra vida!

Ao realizar o poder dos alimentos, o poder de regeneração e cura do nosso organismo, mergulhei com entusiasmo no estudo da nutrição, da microbiótica, encetando, com mente de principiante, o caminho de autodescoberta da minha individualidade. Aquilo a que Carl Jung apelidava de processo de individuação.

A abordagem da Nutrição Integrativa

Quando fui Mãe, em 2014, nasceu uma nova vida, que me inspirou a ser a melhor versão de mim mesma, pois cabia-me agora o papel mais desafiante de todos: ser educadora, em consciência. E nessa viagem maravilhosa de imersão na maternidade, ao fim de um tempo instalou-se o piloto automático, e a amamentar e com noites instáveis comecei a perder peso, a sentir-me fraca. E de repente parecia que me tinha perdido algures.

Não entendia como podia estar assim se levava uma alimentação consciente, 100% biológica, facilitada por estar a gerir a Funkybio – uma mercearia com o selo Bio e que promovia escolhas informadas e estilos de vida saudáveis através das workshops e da rubrica Funkybio no Programa Olá Maria! do PortoCanal.

Nesse processo aprendi que com muita facilidade nos esquecemos de nós, das nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais, e que se não somos nós a colocarmo-nos na lista de prioridades, ninguém o vai fazer por nós!

E porque nada acontece por acaso, descobri a Nutrição Integrativa que me ensinou a olhar o corpo como uma triplicidade corpo-mente-espírito, indissociável e interdependente, que exige um equilíbrio de forças constante.

Esta abordagem assenta no conceito de bio-individualidade e na cura pela harmonização dos alimentos – primários e secundários – que sustentam as nossas vivências.

A minha missão é guiar mulheres nas diferentes fases e desafios da suas vidas, ajudando-as a conciliar os vários papéis, sem perder de vista o seu propósito, o alimento da sua alma.

Contacta-me!

Quero ajudar-te a fazer escolhas informadas e a levar o estilo de vida que é mais saudável para ti e para a tua família.

Com base na tua sabedoria e na tua maior prioridade – TU!